O segredo da vitalidade está no equilíbrio de vários aspectos de sua vida. Conheça a filosofia dos Seis Pilares para Manter uma Vida Saudável
A OMS (Organização Mundial da Saúde) define a saúde não apenas como a ausência de doenças, mas sobretudo como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, uma vida saudável e equilibrada está ligada à interação de diversos fatores, e todos dependem das boas escolhas que fazemos no nosso dia a dia. Com base nisso, o Hospital Santa Cruz, junto a seu corpo clínico, adotou o conceito dos Seis Pilares para Manter uma Vida Saudável: atitudes para obter uma vida plena a partir de decisões simples, mas que fazem toda a diferença. Como uma orquestra bem afinada, o segredo está em buscar a harmonia desses seis pilares: o Físico, o Nutricional, o Emocional, o Espiritual, o Social e o Profissional. E, nessa orquestra, o maestro é você. Nas próximas páginas, médicos do Hospital Santa Cruz dão dicas valiosas de como reger sua orquestra com muita melodia.
Pilar físico
Dra. Sumika Mori Lin, geriatra
“Uma boa saúde física é consequência das escolhas que nós fazemos ao longo da vida. Fumar, por exemplo, é algo que tem um impacto muito negativo na saúde, assim como o excesso de bebida. Outra escolha importante é a atividade física. Não necessariamente a pessoa precisa estar muitas horas na academia; deixar o carro em casa, andar de ônibus, ir à padaria a pé são escolhas interessantíssimas, pois evitam o comportamento sedentário e promovem uma atitude saudável. A Sociedade Americana de Cardiologia propõe que as pessoas façam 30 minutos de atividade física moderada cinco vezes por semana – uma caminhada mais forte seria um bom exemplo disso. Só o fato de ficar mais tempo em pé, em vez de sempre sentado, já protege mais a pessoa contra infartos e derrames. E um estilo de vida mais ativo pode também proteger de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.”
Pilar nutricional
Dra. Lilian Kanda, endocrinologista
“A alimentação é o combustível para o corpo atingir seus objetivos. E é muito importante escolher qual deles você quer colocar no seu corpo. Vários estudos já mostraram o quanto as boas escolhas alimentares reduzem o risco cardiovascular e previnem a diabetes, além de outras doenças. Já foi comprovado, por exemplo, que alimentos ricos em carotenoides, como couve, espinafre e abobrinha, melhoram a cognição tanto em crianças quanto em adultos. A famosa dieta mediterrânea, que inclui muitas fibras, castanhas e alimentos com pouca gordura saturada, também foi associada a uma vida mais longa, plena e cheia de saúde.”
Pilar espiritual
Dr. Alexandre Bull, urologista
“A fé move montanhas e também move melhoras clínicas. Parafraseando esse célebre ditado, na prática clínica é perceptível esse fato no processo de recuperação de um paciente depois de uma cirurgia. Aqueles que demonstram ter uma forte espiritualidade, independentemente da religião, costumam ter uma evolução melhor no pós-operatório. Isso já foi constatado não só aqui no Hospital, mas também na literatura médica, apesar de ser muito difícil mensurar esse fato. É notório como a prática espiritual, inclusive no dia a dia, pode ajudar as pessoas a realizar suas atividades com menos esforço e mais sucesso.
Pilar emocional
Dr. Wagner Matsuzaki, psiquiatra
“Uma boa saúde emocional deve começar com o desenvolvimento da habilidade de identificar e compreender os próprios pensamentos e as emoções. Isso possibilita o desenvolvimento do autoconhecimento e do autocontrole emocional. Como consequência, permite o desfrutar de uma vida mais plena, a tomada de decisões acertadas, o adequado manejo de situações de estresse e de frustrações, a formação de bons relacionamentos, o viver a vida com integridade, autonomia e com um verdadeiro propósito. O cultivo de bons relacionamentos ao longo da vida e a formação de vínculos genuínos de amor e amizade também são fundamentais para manter uma vida emocional saudável.”
Pilar social
Dra. Sandra Watanabe, reumatologista
“Tudo o que você faz acompanhado é melhor, é mais gostoso. Comer acompanhado é muito bom, é muito melhor do que comer sozinho. Ir ao parque, ir ao cinema, tudo fica mais interessante quando você está acompanhado. Até rir é melhor quando você está em grupo. Trabalhar em uma equipe de pessoas que cooperam entre si é importante também. A gente não sobrevive sozinho. Fazemos parte desta grande engrenagem que é a vida, e se sentir parte dela é fundamental.”
Pilar profissional
Dr. Fernando Pompeu, cirurgião geral e coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz
“Do ponto de vista profissional, a organização é muito importante. Ter uma vida organizada significa que a pessoa consegue planejar melhor o seu dia a dia, incluindo o tempo dedicado à família, aos amigos e ao prazer. Isso garante mais satisfação no trabalho, menos estresse e mais tempo para si mesmo, o que é muito importante para a manutenção da saúde, sobretudo no processo de envelhecimento. A organização financeira, inclusive, é fundamental para que a pessoa possa guardar dinheiro suficiente e ter estabilidade quando chegar a uma idade avançada.”
Comentar