Conheça mais sobre a Campanha Fevereiro Roxo

Conheça mais sobre a Campanha Fevereiro Roxo
O foco da área da Saúde neste mês é o chamado Fevereiro Roxo, uma campanha criada no Brasil com o intuito de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas e incentivar o diagnóstico precoce.

O foco da área da Saúde neste mês é o chamado Fevereiro Roxo, uma campanha criada no Brasil com o intuito de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas e incentivar o diagnóstico precoce.

Sob o lema “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, o Fevereiro Roxo fomenta a empatia em relação à luta de muitas pessoas contra doenças sem cura, como Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer.

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:


Alzheimer

O Alzheimer é uma doença que destrói as funções do cérebro e provoca a perda da capacidade cognitiva e da memória, com comprometimento progressivo das atividades de vida diária. A doença manifesta-se lentamente e vai se agravando ao longo do tempo. Possui fases leve, moderada e grave.

O Dr. Koshiro Nishikuni, neurocirurgião do Hospital Santa Cruz, explica que “A doença de Alzheimer tem evolução progressiva, e requer muita atenção dos membros da família e cuidadores em reconhecer cada etapa do avanço dos sintomas e adaptar-se às constantes mudanças do paciente com muito carinho e amor”.

Lúpus 

Doença inflamatória autoimune, o lúpus ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano, afetando diversos órgãos, como a pele, os rins, o cérebro e até mesmo as articulações. “Apesar de sua causa ser desconhecida, o Lúpus pode acontecer pela combinação de uma série de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais, atingindo pessoas, principalmente, entre 20 e 45 anos, sendo mais frequente em mulheres. 

A Dra. Sandra Watanabe, reumatologista do Hospital Santa Cruz, menciona que  existem duas formas clínicas,  o lúpus cutâneo,  quando apenas a pele é  afetada e a forma sistêmica,  com o acometimento dos órgãos internos. Diversos medicamentos são  utilizados para o controle da doença.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome reumatológica, que acomete por volta de 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres adultas, conforme dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Os principais sinais são dor crônica e generalizada, especialmente muscular, fadiga, alterações de sono e memória.

“O paciente fibromiálgico tem uma alteração  na percepção da dor, que é sentida de uma forma muito amplificada. Um pequeno estímulo pode desencadear uma sensação  dolorosa muito intensa”


A melhor forma de se cuidar é prestar atenção aos sinais de seu corpo e fazer consultas de rotina. Iniciar um tratamento o mais precoce possível aumenta as chances de uma melhor qualidade de vida e retarda a evolução dos sintomas.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário