Saúde para todos

Conheça as ações que reafirmam o compromisso social do Hospital Santa Cruz

Antes mesmo de ser um centro médico, o Hospital Santa Cruz já era uma entidade beneficente. “Nós nascemos filantrópicos”, diz o gerente de responsabilidade social, Hideto Nitta, referindo-se à criação da Sociedade Japonesa de Beneficência no Brasil – Dojinkai, fundada em 1926. Treze anos antes da inauguração do Hospital, nascia ali a vocação para a assistência médica aos mais necessitados. No início, eram atendidos os imigrantes japoneses residentes no Brasil, em particular os que trabalhavam nas lavouras do interior. Hoje, mais de nove décadas depois, o compromisso social é um dos pilares que sustentam a filosofia de trabalho do Hospital Santa Cruz. 

Embora a entidade nunca tivesse deixado de prestar atendimento de saúde à população de baixa renda (por muitos anos, foi um parceiro do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social [Inamps]), as ações sociais tomaram fôlego definitivo nos anos 1990, quando a comunidade nikkei do Brasil reassumiu parte da gestão do Hospital. Nessa época, começaram as parcerias com instituições assistenciais.

Nas entidades, uma vez por ano, o Hospital Santa Cruz realiza um check-up dos internos, em que a equipe passa um dia no local fazendo consultas


Três entidades passaram a ser atendidas desde então: a Assistência Social Dom José Gaspar (Ikoi-no-Sono), que abriga pessoas idosas; a Sociedade Beneficente Casa da Esperança (Kibô-no-Iê); e a Associação Pró-Excepcionais (Kodomo-no-Sono) – estas duas dedicadas ao atendimento a pessoas excepcionais, grande parte delas ainda crianças quando o Hospital iniciou a assistência. Nas três entidades, uma vez por ano, o Hospital Santa Cruz realiza um check-up dos internos, em que a equipe passa um dia no local fazendo consultas, de posse dos resultados dos exames laboratoriais realizados previamente. Em outro momento do ano, o Hospital presta apoio aos bazares organizados pelas associações, oferecendo atendimento médico de emergência aos participantes. A parceria, porém, não se limita a esses dois eventos: cada um dos cerca de 200 internos dessas três entidades tem direito a consultas, exames, internações e cirurgias no Hospital Santa Cruz sempre que precisarem. 

Com o tempo, outras instituições se juntaram ao rol de atendimentos da agora nomeada Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz. Uma delas é a Congregação das Irmãs de Caridade de Jesus (Caritas), voltada à assistência de crianças e jovens, cujas 25 freiras presentes no Brasil recebem suporte gratuito do Hospital. Também passou a receber auxílio a Associação Hibakusha Brasil pela Paz, que congrega sobreviventes da bomba atômica que devastou Hiroshima e Nagasaki, no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Desde 2004, o Hospital Santa Cruz realiza o checkup a que todas as vítimas se submetem uma vez ao ano, uma iniciativa do governo japonês para acompanhar as consequências da explosão na saúde física dos chamados hibakusha. A cada dois anos, a avaliação é acompanhada por especialistas japoneses em radiação atômica. E, frequentemente, médicos do Hospital são enviados ao Japão para intercâmbio de conhecimento sobre o tema com médicos locais. 

Todas essas ações culminaram com a criação, em 2011, do CAS – Centro de Ação Social, hoje a cargo do planejamento, da elaboração e da execução dos projetos sociais da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz. Desde então, além das parcerias com as entidades já atendidas, as atividades se ampliaram, incluindo programas de saúde bucal e reabilitação física.  

O compromisso social é um dos pilares que sustentam a filosofia de trabalho do Hospital Santa Cruz


Cerca de 450 pessoas, com mais de 60 anos, estão hoje inscritas no programa de atendimento odontológico gratuito para idosos moradores dos bairros no entorno do Hospital Santa Cruz, triados pelo CRAS da Vila Mariana. Esses pacientes encontram o que precisam para manter a saúde bucal em dia, incluindo próteses, se necessárias, na sede do CAS, localizada no número 539 da rua Santa Cruz, bem perto do Hospital. 

A Instituição oferece, também, por meio de parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, mais dois serviços: a reabilitação física com fisioterapia para vítimas de acidentes de trânsito em vias públicas e a reabilitação física para os pacientes que realizam, gratuitamente, cirurgia de joelho no Hospital.

Sendo um hospital filantrópico reconhecido pelo Ministério da Saúde, o Hospital Santa Cruz possui convênio e parcerias para atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que encaminha e monitora os pacientes atendidos na Instituição. São anos ofertando assistência especializada em auxílio diagnóstico e realizando vários exames de laboratório de imagem, como tomografias, ressonâncias e ultrassonografias, além do serviço de transplantes, que envolve o de medula e de córnea. Outro importante suporte disponibilizado são as sessões de hemodiálise, vital para a qualidade de vida de todos os pacientes que dela necessitam.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário